Visualização:

sábado, 13 de novembro de 2010

Qual é a verdadeira justiça no futebol?

O título do texto fala sobre o que pretendo comentar, claro que ninguém precisa ter a mesma opinião que a minha, mas o que estou vendo é o desrespeito com o torcedor e com o amante do futebol.
Quero hoje falar sobre o campeonato ter a tabela de pontos corridos e o porque sou a favor do Mata-mata.
O campeonato de pontos corridos foi posto no Brasil com o intuito de deixar o campeonato "mais justo" e semelhante aos campeonatos Europeus.
Até aí a idéia seria boa, mesmo assim, eu como amante das decisões preferia o Mata-mata, mas e assim foi, estamos a 7 anos jogando nesse formato e mesmo assim não me conformo!
Temos o melhor futebol do mundo, porque mudar a fórmula?
A emoção acaba antes do fim do campeonato apesar de que este ano a briga está bonita. Mesmo assim a exemplo da segunda divisão que acabou com uma superioridade do Coritiba a 3 rodadas do fim, mesmo perdendo jogos contra times de expressão duvidosa!
Penso assim, os times ditos "Grandes" pela percentagem que ganham da TV e outros meios "também duvidosos", sempre acabam tendo maior probabilidade de vencer o campeonato, pois seus clubes compram jogadores que se destacam no Brasil e no exterior, gastando milhões em jogadores enquanto clubes de menor poder aquisitivo, não tem a mesma condição, citando o Atlético, somos a Zebra do ano no campeonato! No começo do certame nossas chances de sermos rebaixados eram muito grandes e nem o mais positivo dos Rubro-negros acreditava na probabilidade de estarmos lutando por uma vaga na Libertadores.
E a justiça? Será justo um time que não ganha nenhum clássico o ano todo, não ganha de times de maior expresão estar brigando pelo título? Será que por ter ganho de times de menor expressão ou empatado com times de expressão semelhante ele tem direito a ser campeão do maior campeonato do mundo?
Será que é justo o campeão não ser o que ganhou mais, mas o que perdeu menos?
Ou o que tende a acontecer agora no campeonato, será justo um time ser campeão por dar mala branca a outro time para dar a alma em campo, mesmo não tendo chance em nada? Ou pior, dar mala preta para o outro clube entregar o jogo? Se isso é justiça, prefiro assistir a fórmula 1! Pelo menos lá é transparente, o futebol está muito feio com essa idéia insana de mudar o método do campeonato, querendo se igualar aos campeonatos europeus, aonde somente 2 ou 3 times ficam batendo nos mais fracos! Aqui o futebol é muito bonito pra apenas os clubes com maior poder aquisitivo terem a chance de vencer, afinal a maioria deles deve milhões e milhões, caso do Flamengo, Fluminense e clubes de todo o País!
Não sei vocês, mas eu não consigo tirar da cabeça o campeonato de 2001 aonde batemos em São Paulo, Fluminense e na época ótimo time do São Caetano! O calor de nas últimas rodadas os torcedores chegando cedíssimo pra comprar ingressos para o jogo, a luta, o heroísmo dos jogadores, a doação do time em campo, raça, amor mesmo! Aquele futebol onde tudo poderia ser decidido em poucos instantes e que a galera vibrava que nem louca! Hoje em dia infelizmente não vejo a decisão emocionante...
Quero ver alguém aqui citar 2 partidas de pontos corridos que realmente marcaram e que decidiram campeonatos, que realmente vocês tem certeza que valeu a pena assistir e dizer: "Essa partida decidiu o campeonato!"
Uma batalha de ideologias, qual é melhor?
Pra mim e pra muita gente, os pontos corridos não tem emoção, falta aquela coisa que prova que o time realmente é o melhor!
Futebol não é matemática, fazer contas não tem graça, a diferença do futebol para os outros esportes coletivos é exatamente essa, ele é imprevisível, irritante, surpreendente, e isso que faz com que sejamos o melhor futebol do Planeta!
Está faltando aquele calor, está faltando aquela decisão do título e o país inteiro escolhendo por quem torcer!
Essa história de fazer o nosso futebol ser igual ao futebol da Europa está estragando o que lhe chama a atenção, a disputa final, o grande  dia, a chegada e o final surpreendente no qual o jogador chama a responsabilidade pra ele, no qual o craque diz que vai bater o penalti pra acabar com o sofrimento que a torcida teve durante a semana toda! Isso é futebol! Não vamos deixar que acabem com nossa paixão!!!

PONTOS CORRIDOS, POR QUE NÃO?
1) Emoção: fica em segundo plano, sem grandes momentos decisivos - como ocorre nos mata-matas.
2) Campeonato sem “picos”: o clima é mais frio, porque são menores as chances de se acompanhar espetáculos, “heróis”, superação.
3) Marketing: menos chance de fazer promoções grandiosas, aproveitando momentos e jogos históricos, decisivos.
4) Público menor: nos campeonatos por pontos corridos, essa foi uma tendência, com prejuízo para alguns clubes.
5) Revelações: nos pontos corridos, os clubes precisam de elenco mais forte e há menos chance para jogadores mais jovens se destacarem.


Arbitragem: 
Este ano foi anormal com relação a arbitragens, é como se houvesse uma conspiração contra os times que são de fora do Eixo Rio-São Paulo, e nós fomos um dos times mais vezes prejudicados! Enquanto tivemos 3 penaltis marcados (os que não foram marcados são bem mais) à nosso favor durante o campeonato, o Corinthians teve 14! Inclusive 2 contra o nosso time, e me perguntem... foram penaltis? Prefiro deixar ao leitor que tire suas próprias conclusões!
Mas não foi somente o time rubro-negro o prejudicado, muitos foram, engraçado que os juízes não erram a nosso favor, erram sempre contra nós!
Se Fluminense e Corinthians não tivéssemGrêmio-RS e o Cruzeiro-MG estariam disputando o título, por motivo de força maior o time cruzeirense, que dentre os 3 foi o menos prejudicado está na briga! Cito também o Botafogo-RJ que estaria na briga.
Como não vivemos de "SE" estamos na briga pela Libertadores e vamos atrás dela! Espero que sem o "dedo sujo da arbitragem brasileira" e que vençam sempre os melhores.
Por isso sou a favor da tecnologia no esporte, pois ajuda e muito na hora de lances críticos dentro da partida!

Passa a ser crime passível de prisão de dois a seis anos a manipulação de resultados por juízes de futebol e compra de resultados por cartolas.
A nova regra proíbe explicitamente “solicitar ou aceitar vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não com o fim de alterar o resultado de uma competição esportiva” e “fraudar por qualquer meio ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado da competição esportiva.”
Que bom se fosse cumprida a regra né?
____________________________________________________
Agora só pra não esquecer: Amanhã temos uma grande batalha dentro do Templo Sagrado e vamos lutar com unhas e dentes contra tudo e contra todos pelos 4 próximos jogos! Não preciso pedir, mas quero ver o torcedor apoiando o tempo todo nosso Furacão para mais uma vitória e rumo a Libertadores 2011!
Green Hell? Não meus amigos, o inferno é VERMELHO!
 Como sempre: "A CAMISA RUBRO-NEGRA SÓ SE VESTE POR AMOR!"

2 comentários:

  1. Parei de ler quando você citou, "o atletico é zebra do campeonato esse ano"!

    nem vou comentar nada!

    ResponderExcluir
  2. Vou pegar um trecho:

    PONTOS CORRIDOS, POR QUE NÃO?
    1) Emoção: fica em segundo plano, sem grandes momentos decisivos - como ocorre nos mata-matas.
    Resposta: esse campeonato não é emocionante 3 times brigando pelo titulo mais 3 pela 4 ou ate a 3 vaga.
    2) Campeonato sem “picos”: o clima é mais frio, porque são menores as chances de se acompanhar espetáculos, “heróis”, superação.
    Resposta: cada jogo é uma emoçao cada jogo vale 3 pontos.
    3) Marketing: menos chance de fazer promoções grandiosas, aproveitando momentos e jogos históricos, decisivos.
    Resposta: existe sim jogos decisivos, como o de hoje, Corinthians versos Cruzeiro, e no proximo jogo nosso Atletico versos Gremio, não é uma grande chance de marketing?
    4) Público menor: nos campeonatos por pontos corridos, essa foi uma tendência, com prejuízo para alguns clubes.
    Nosso publico deixou de ser menor????? não aumentou temos mais de 20 mil socios.
    5) Revelações: nos pontos corridos, os clubes precisam de elenco mais forte e há menos chance para jogadores mais jovens se destacarem.
    kkkkkkkkkkkkk, então em um mata mata vai existir a possibilidade de testes?????

    NÃO PRECISO DIZER MAIS NADA!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...